Salmo 17

(Para estar mais ligado a Deus, receber uma graça no campo afetivo ou profissional.)

1 Ouve, Senhor, a justa causa; atende ao meu clamor; dá ouvidos à minha oração, que não procede de lábios enganosos.

2 Venha de ti a minha sentença; atendam os teus olhos à eqüidade.

3 Provas-me o coração, visitas-me de noite; examinas-me e não achas iniqüidade; a minha boca não transgride.

4 Quanto às obras dos homens, pela palavra dos teus lábios eu me tenho guardado dos caminhos do homem violento.

5 Os meus passos apegaram-se às tuas veredas, não resvalaram os meus pés.

6 A ti, ó Deus, eu clamo, pois tu me ouvirás; inclina para mim os teus ouvidos, e ouve as minhas palavras.

7 Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó Salvador dos que à tua destra se refugiam daqueles que se levantam contra eles.

8 Guarda-me como à menina do olho; esconde-me, à sombra das tuas asas,

9 dos ímpios que me despojam, dos meus inimigos mortais que me cercam.

10 Eles fecham o seu coração; com a boca falam soberbamente.

11 Andam agora rodeando os meus passos; fixam em mim os seus olhos para me derrubarem por terra.

12 Parecem-se com o leão que deseja arrebatar a sua presa, e com o leãozinho que espreita em esconderijos.

13 Levanta-te, Senhor, detém-nos, derruba-os; livra-me dos ímpios, pela tua espada,

14 dos homens, pela tua mão, Senhor, dos homens do mundo, cujo quinhão está nesta vida. Enche-lhes o ventre da tua ira entesourada. Fartem-se dela os seus filhos, e dêem ainda os sobejos por herança aos seus pequeninos.

15 Quanto a mim, em retidão contemplarei a tua face; eu me satisfarei com a tua semelhança quando acordar.


SALMO 17 Por Monica Buonfiglio
Este salmo ajuda:

• a vitória contra fraudes e calúnias;
• os relacionamentos afetivos;
• a inspiração, criatividade, despojamento e humildade;
• a conscientização de que a força de vontade e a boa vibração de pensamentos são essenciais para se alcançar a felicidade.
AÇÃO DE GRAÇAS DO REI DAVI POR SUA SALVAÇÃO E VITÓRIA
Davi disse ao Senhor as palavras deste cântico, quando o Senhor o livrou do poder de todos os inimigos

1. Senhor, meu Deus, minha força,
quanto O amo!
2. Senhor, minha fortaleza,
meu libertador,
meu escudo.
meu Deus,
poder de minha salvação.
3. Eu hei de
vencer!
4. Ao estar a um
passo do desencarne,
tive medo,
5. sentindo-me acorrentado pela sensação da morte.
6. Atribulado,
invoquei o Senhor,
e para Deus
lancei meu clamor.
De Seu templo
o Senhor ouviu minha voz,
e aos Seus ouvidos chegaram
meus clamores.
7. A terra se abalou,
estremeceu.
As bases da montanha
se agitaram.
Deus quer justiça!
8. Saiu muita fumaça,
um fogo abrasador e
carvões ardentes.
9. O céu se abriu,
e desceu,
de sob Seus pés,
uma nuvem escura.
10. Um querubim voava
e pairava nas asas dos ventos.
11. O céu escuro mostrou
que as nuvens estavam carregadas.
12. Deus quer justiça!
Os carvões estão inflamados pelas
chamas!
13. E dos céus
trovejou o Senhor.
Todos ouviram
a voz do Altíssimo.
14. Os raios que o Senhor lançava
multiplicaram-se
como setas.
15. Ficou à mostra
o fundo do oceano;
os pólos do universo, descobertos.
Só com a vontade da justiça do Senhor,
tudo aconteceu tão rápido
como um sopro de vento.
16. Do alto
o Senhor estendeu Sua mão,
segurou-me
e arrancou-me das águas.
17. Livrou-me,
como sempre fez
em todas as vezes
que me senti desprotegido.
18. Passei por maus dias,
mas o Senhor
foi minha salvação.
19. Salvou-me e
me conduziu a um espaçoso campo.
Só Deus
quer meu bem,
porque me tem amor.
20. O Senhor me recompensou
segundo minha justiça.
Retribuiu-me segundo a
pureza de minhas mãos,
21. porque sempre guardei
Seus mandamentos.
Nunca me afastei da
verdade do Senhor.
22. Todos Seus mandamentos
tive à frente de meus olhos.
Nunca deixei de lado
23. Seus preceitos.
Tratei-os com integridade,
e de toda maldade
me guardei.
24. O Senhor me deu
uma justa recompensa,
à vista da pureza
de minhas mãos.
25. O piedoso,
com piedade, o Senhor protege.
26. O sincero,
com sinceridade, o Senhor protege.
27. Salva a nação humilde
e esquece os orgulhosos.
28. Senhor,
luz de minha lâmpada,
ilumina, meu Deus,
os meus caminhos.
29. Pelo Senhor
enfrento batalhões armados,
e por meu Deus
escalo todas as muralhas.
30. Os caminhos
de Deus são perfeitos.
Podem ser estreitos para alguns,
mas os que por eles caminham
chegam ao Senhor,
escudo para quem O busca.
31. Pois quem é tão
forte além do Senhor?
E quem é tão firme
quanto um rochedo,
além do Senhor?
32. Deus
revestiu-me de força,
e fez perfeitos
meus caminhos.
33. E aos meus pés
deu a agilidade
da corça,
e em um lugar alto e seguro
alcanço a paz.
34. Ele me fez capaz
de mudar meu caminho.
Minhas mãos e braços
são fortes para vergar
um arco de bronze.
35. O Senhor me deu
o escudo
que me protege e me engrandece
com Seu amor.
36. Agora
meus passos
são mais firmes
e meus pés não escorregam jamais.
37. Superei todos meus obstáculos
e não voltei
antes de vencê-los.
38. Dominei minhas fraquezas
e fui elevado.
Todos meus medos
caíram por terra.
39. O Senhor
me deu segurança
e todos os obstáculos
desapareceram.
40. Os maus pensamentos e os invejosos
se dispersaram.
41. Clamaram...
O meu Senhor
não quis ouvir.
42. E, como pó,
pelos ventos
foram levados.
43. Os inimigos internos e externos
foram vencidos, e
o Senhor me fez
chefe das nações.
Porém eu não conhecia o povo.
44. Ao primeiro sinal,
os estrangeiros
prestaram obediência,
mesmo contra sua vontade.
Coagidos,
tiveram que se declarar sujeitos.
45. Todas as pessoas
saíram de suas casas.
46. Viva o Senhor!
Bendita seja minha fé!
Louvado seja Deus,
meu Salvador!
47. Deus,
que me permitiu vencer,
dispôs os povos sob
minha liderança.
48. O Senhor livrou-me
dos maus
e ensinou-me como me impor frente a
meus adversários.
Afastou-me das mãos
dos homens de violência.
49. E por tudo isto,
Senhor,
celebrarei com devoção
entre as nações.
E entoarei um hino a
Seu santo nome.
50. O Senhor, que deu todas
as vitórias ao rei,
usou de misericórdia para com
Seu ungido Davi e
sua descendência,
eternamente,
por séculos e séculos.

0 comentários:

Blogger Template by Blogcrowds